Plataforma de ativos digitais

Plataforma de ativos digitais

Os ativos digitais compreendem todos os materiais que, de alguma forma, estão relacionados à organização como um todo. A lista é enorme e inclui, entre outros itens, códigos de programação, desenhos e ilustrações, logotipos, contas nas redes sociais, documentos e investimentos com relatórios online, além de textos, vídeos e áudios em geral.

O acesso ilegal de terceiros a esse tipo de informação digital pode representar um problema sério, de diversas naturezas. Informações pontuais podem parecer de pouco interesse para qualquer um que não seja um pequeno infrator, mas esse é o grande atrativo: Seu agregado é exponencialmente mais valioso para corporações ou, pior, criminosos digitais.

Dados como os que possuem os bancos, que retêm dados financeiros de todos os seus clientes, ou qualquer tipo de negócio que tenha em mãos informações pessoais de usuários ou consumidores. Endereços, telefones, números de cartões de crédito, extratos e relatórios, exames de saúde, contratos, atas, fórmulas, roteiros, livros. Tudo isso representa um enorme valor agregado, que, consequentemente atrai um enorme interesse.

Por isso, nenhum esforço é pouco na defesa desses ativos digitais, não somente na esfera da tecnologia de informação, mas também na esfera jurídica, para proteger e entender a propriedade desses ativos em caso de dúvidas, disputas ou crimes. Entretanto, como é comum no decorrer da história, com a transformação digital em processamento, a lei ainda não é específica para todas as situações possíveis dentro do cenário eletrônico. É um processo lento, que depende também da ocorrência de novos casos para que uma estratégia seja pensada.

A Lei Geral de Proteção de Dados, já em trâmite no país, visa preencher algumas dessas lacunas e dar um primeiro passo significativo para a proteção de ativos digitais. Entretanto, é importante para o empreendedor investir nesse aspecto da segurança da sua empresa, trabalhando para gerenciar seus ativos através de uma plataforma que seja digitalmente e juridicamente segura.

Uma plataforma de gestão de ativos digitais gerencia as autorizações de uso dos ativos digitais que tem determinadas restrições e facilita o uso e a distribuição legal dos ativos aprovados de forma correta, eliminando as disputas legais resultantes do uso indevido de ativos não autorizados, por exemplo.

Adicionar Comentário