Varejo

Varejo pode ser definido como a ação de venda direta para um consumidor final. Isso costuma acontecer em estabelecimentos como, por exemplo, supermercados e hipermercados, farmácias, lojas de vestuário, de materiais de construção, concessionárias de veículos, postos de gasolina e livrarias. Pode haver ou não o intermédio de um vendedor para auxiliar a compra.

É possível perceber que este é um dos setores mais segmentados do país, pois engloba desde o pequeno empresário até multinacionais.

Tipos de varejo

  • Varejista de loja física

É o tipo de comércio que conta com um estabelecimento físico para venda dos produtos. Podemos citar como exemplo as marcas especializadas, que vendem mercadorias de apenas um fabricante ou só um tipo de produto; lojas de departamento, que comercializam diversas linhas de produtos classificados por seções; e lojas de fábrica, que distribuem itens de fabricação própria.

  • Varejo sem loja

Trata-se da venda de produtos ou serviços por empresas que não possuem loja física. Esse tipo de comércio conta com algumas variações, como telemarketing, que oferece produtos ou serviços através de contato telefônico; venda direta, com venda de porta em porta para demonstração de mercadorias; e varejo online, em que são comercializados pela internet em sites ou plataformas especializadas.

  • Organizações de varejo

É uma modalidade que apresenta diversas lojas pertencentes ao mesmo grupo ou organização. Em função disso, conseguem maior vantagem competitiva.

Entre os exemplos, podemos citar as redes corporativas, em que lojas que pertencem a uma única empresa ou grupo vendem produtos semelhantes. Também há a cooperativa de varejo, em que varejistas independentes se unem para obter melhores condições de compra; e a franquia, em que há uma relação contratual entre franqueador e franqueado.

O principal desafio dessa área é acompanhar a evolução do mercado e se manter competitivo em meio à concorrência. Os novos recursos tecnológicos aumentaram a competitividade neste setor, oferecendo soluções capazes de atender as mais variadas necessidades.

Adicionar Comentário